sexta-feira, 27 de abril de 2012

Novos Poemas à maneira de Luisa Ducla Soares

Na aula fez-se a leitura do poema Formigas de Luisa Ducla Soares, (A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca, Editorial Teorema, 1990). Inspirados neste poema, os alunos escreveram outro poema observando a estrutura repetitiva das estrofes.


Lobo
Um lobo a vender jornais
no aeroporto e no cais.
Um lobo a cozinhar
 para à sua amada agradar.
Um lobo a escavar
para as obras adiantar.
Um lobo a escrever
para neste dia se entreter.
Um lobo a caçar
para o seu futuro começar.
Um lobo a caçar
para a loba conquistar.
Um lobo a namorar
mas que coisa de encantar.
Um lobo a correr a correr
para a corrida vencer.
Um lobo a cantar
para mais esperto ficar.
Um lobo a conduzir
para se divertir.
Um lobo em missão especial
a fazer grelhados no seu quintal.
Um lobo a nadar
para lindos animais observar.
               Beatriz Malhó

Camaleão
Um camaleão de fato
a comer num prato.
Um camaleão de barbatana
que conheceu a Diana.
Um camaleão com uma garrafa
a bater numa girafa.
Um camaleão a comer uma bola de berlim
e a ver um jasmim.
Um camaleão a voar
no jardim veio parar.
Um camaleão de gravata
a observar a lagarta.
Um camaleão de camisa amarela
só se pode chamar Esparrela.
Um camaleão num bar
só pode estar a gozar.
Um camaleão com um pintainho
só sabe ser tontinho.
Um camaleão totó
tem uma camisa a dizer tonho.
Um camaleão zangão
Só sabe ser trapalhão.
Um camaleão estava no chão
E viu um cão a fazer ão, ão.
                     Beatriz Costa

Leão
Um leão com camisola
a jogar à bola.
Um leão com camisola
pegou-se à parede com cola.
Um leão com camisola
a saltar numa mola.

Um leão com calças
a comer salsas.

Um leão com casaco
a roer um saco.

Um leão com um sapato
a comer um pato.

Um leão com um casaco
a fumar um maço de tabaco.

Um leão com tromba
A matar uma anaconda.

Um leão com pasta
a dizer já basta.

Um leão com um facalhão
A barrar a manteiga no pão.

                        Carlos

Cão

Eu vi um cão
a vender bolo e pão.

Eu vi um cão
a dormir com um leão.

Eu vi um cão
a limpar o chão.

Eu vi um cão
a ouvir música no salão.

Eu vi um cão
a beber um galão.

Eu vi um cão
a servir ao balcão.

Eu vi um cão
deitado no chão.

Eu vi um cão
com um camisolão.

Eu vi um cão
que era mesmo calão.
E vi um cão
que era bastante comilão.
Eu vi um cão com uma bola
a comer uma cola.
Eu vi um cão
a matar um leão.
Eu vi um cão
a comer um colchão.
                        Rafael

Cão
Um cão de camisola
a jogar na minha escola.
Um cão com cola
a tentar jogar à bola.
Um cão de rua
a ver uma cadela nua.

Um cão de gravata
foi encontrar uma barata.
O cão da Camila
gosta do gorila.
Um cão de bata
Encontrou uma batata.
Um cão de caça
Não bebe na taça.
                  João









Sem comentários:

Enviar um comentário